top of page

Lista com as nuvens mais raras, e como se formam.

  • mundofascinante
  • 4 de dez. de 2015
  • 5 min de leitura

Essas nuvens quando surgem podem causar espanto e fascinio.

As nuvens enchem os céus acima de nós e fazem parte de nossas vidas diárias, mas muitas vezes passam despercebidas. No entanto, há algumas nuvens que são tão raras que você vai ter muita sorte se vê-las durante sua vida. Esta é uma lista das 10 melhores formações de nuvens mais raras (não esta em uma ordem em particular) que para aqueles afortunados o suficiente para vê-los, conseguiram capturar algumas fotos.


1. Nuvens Nacreous

Estas nuvens raras, às vezes chamadas de nuvens madre-pérola, estão de 15 a 25 km de altura na estratosfera e bem acima das nuvens troposféricas.

Nuvens madre-pérolas brilham em alta altitude com a luz solar até duas horas após o pôr do sol ou antes do amanhecer.

Suas cores iridescentes incrivelmente brilhantes e um movimento lento em relação a quaisquer nuvens mais baixas torna-as uma visão inconfundível e inesquecível.

2. Mammatus Clouds

Mammatus Clouds são nuvens com estruturas parecendo várias bolsas e é um raro exemplo de nuvens com ar descendente.

Às vezes, tem uma aparência muito sinistra, mas as nuvens mammatus são inofensivas e não significa que um furacão está prestes a se formar - um equívoco comumente realizado. Na verdade, mammatus são geralmente vistas após o pior de uma tempestade que passou.

3. Altocumulus Castelanus

Também conhecida como nuvens medusas devido a sua aparência de água-viva.

Se formam próximas de 5000 metros quando a corrente de ar úmido que vem da Corrente do Golfo fica presa entre as camadas de ar seco. O topo da nuvem sobe em forma de água-viva e longos tentáculos conhecidos como forma de "fuga virga" a partir de gotas de chuva que evaporam.

4. Nuvens noctilucentes

Nuvens noctilucentes ou nuvens polares Mesopheric : Esta é uma formação extroadinaria e rara de nuvens que ocorrem à beira do espaço entre 82 a 102 km da superfície da Terra.

As nuvens noctilucentes parecem ser luminosas mas elas refletem a luz do sol a partir do outro lado da Terra à noite, dando-lhes uma aparência brilhante.

5. Cogumelos atómicos

A nuvem de cogumelo é uma nuvem em forma de cogumelo não é composta por fumaça, e sim vapor de água condensado, nada de detritos resultantes de uma explosão muito grande. Elas são mais comumente associadas com explosões nucleares, mas qualquer explosão suficientemente grande irá produzir o mesmo tipo de efeito.

Erupções vulcânicas e eventos de impacto podem produzir cogumelos atómicos naturais.

As nuvens cogumelos são resultantes da formação súbita de uma grande massa de gases quentes de baixa densidade próximo do chão, criando uma instabilidade Rayleigh-Taylor. A massa de gás aumenta rapidamente, resultando em vórtices turbulentos curvando para baixo em torno de suas bordas e a elaboração de uma coluna de fumaça e detritos adicional no centro para formar sua "raiz". A massa de gás, eventualmente, atinge uma altura em que já não é menos denso do que o ar circundante e então ela dispersa.


6. Cirrus Kelvin-Helmholtz

Aparecem como um delgado espiral horizontal de nuvens, as cirrus Kelvin-Helmholtz são uma das formações de nuvens mais distintivas. No entanto, ela tende a dissipar-se apenas um minuto ou dois após a formação e, como resultado, é raramente observada.

sua altura média é de cerca de 5000 m.

7. Nuvens lenticulares

Nuvens lenticulares podem ser separadas tecnicamente em altos-cúmulos lenticulares estacionários (ACSL), estratocúmulos lenticulares estacionários (SCSL), e Cirrocumulus lenticulares estacionários (CCSL). São nuvens em forma de lentes fixas que formam em grandes altitudes, normalmente alinhadas perpendicularmente à direção do vento.

Onde o ar húmido e estável flui sobre uma montanha ou uma cadeia de montanhas, uma série de ondas estacionárias em larga escala poderá se formar no lado a favor do vento. Nuvens lenticulares, por vezes, formam nas cristas das ondas destes. Sob certas condições, longas cadeias de nuvens lenticulares podem se formar, criando uma formação conhecida como uma nuvem de onda.

Na foto acima, provenientes de uma incrivel fotografi, um esquiador olha para uma nuvem lenticular em Mauna Kea, Havaí, EUA. As Nuvens lenticulares são populares confundidas com OVNIs, porque muitas vezes parecem com discos voadores. Essa forma de lente geralmente são formadas em altitudes elevadas e quando o ar úmido passa sobre uma cordilheira e é aquecido adiabaticamente (isto é, sem qualquer transferência de energia térmica) à medida que desce. O padrão de nuvens depende da velocidade do vento e a forma das montanhas. Um vento constante pode produzir nuvens que são estáveis e permanecem praticamente paradas no céu por longos períodos.

8. Rolo de Nuvens e nuvem Glória da manhã

Uma nuvem rolo é uma nuvem em forma de um tubo na horizontal, aparecem e uma altura baixa, esta associada com uma frente de tempestade, ou às vezes uma frente fria. O Rolo de nuvens também pode ser um sinal de possível atividade microburst (é uma corrente descendente violenta com ventos divergentes após tocar o sólo em sentido contrario do tornado que geralmente gera ventos convergentes).

O ar frio de corrente descendente, descendente de uma nuvem de tempestade se espalha em toda a superfície com o bordo de ataque chamado de frente de rajada.


A nuvem Glória da Manhã é um fenômeno meteorológico raro, ocasionalmente observada em diferentes locais do mundo. A parte sul do norte da Austrália, o Golfo de Carpentaria é o único local conhecido onde ele pode ser previsto e observado de forma mais ou menos regular devido à configuração da terra e do mar na área. Essa formação atrai pilotos de planador com a intenção de voar próximo a este fenômeno.

9. Nuvens Prateleira

Nuvem Prateleira (Shelf cloud) é um tipo de formação de nuvem cujo aspecto característico é o de uma longa, baixa e densa camada horizontal, anexada logo abaixo a uma nuvem-pai. Geralmente, shelf clouds precedem uma tempestade.


Como o nome já diz, possui camadas que se assemelham a uma prateleira, mas de forma mais detalhada, é uma nuvem baixa e horizontal (não verticalmente proeminente como muitas nuvens de tempestade).

As shelf clouds formam-se quando o ar mais quente eleva-se acima de uma camada de ar mais frio. Durante este processo, o ar aquecido condensa rapidamente, gerando o aspecto característico da nuvem.


O movimento acelerado das shelf clouds, ocorrido em alguns casos, produz ventos muito fortes e danosos, que acontecem antes da tempestade propriamente dita. Apesar disso, shelf clouds não produzem tornados.

10. undulatus asperatus

Undulatus asperatus é uma formação da nuvem, proposta pelo fundador da Cloud Appreciation Society em 2009 como uma nova classificação separada de nuvem . Se bem sucedida, será a primeira formação de nuvens cirrus adicionados desde a Intortus em 1951 para o Cloud Atlas International da Organização Meteorológica Mundial. O nome traduz aproximadamente como "ondas rugosas ou excitadas".


Se você gostou do assunto sobre nuvens, você pode dar uma olhada no site https://cloudappreciationsociety.org/

Um ótimo site para conhecer mais sobre elas.


Curta nossa página do Face e veja mais postagens bacanas.


 
 
 

Коментарі


Conheça:

 

Este é um ótimo espaço para conhecer coisas incriveis pelo mundo afora e também aprender. 

 Siga o Mundo Fascinante: 
  • Facebook Social Icon
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

© 2023 por Mundo Fascinante. 

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
bottom of page